Mais do que ter um site ou fazer artes para postar no Facebook a sua empresa precisa ter um planejamento de marketing digital. Hoje em dia há inúmeras opções de profissionais que sabem fazer artes bem produzidas para a sua página no Facebook. Há diferentes opções de criação de site com baixo custo. Além do Facebook e do site você pode contar também com Instagram, Snapchat, Twitter e uma infinidade de opções. Porém, o que é realmente importante para a sua empresa?

Para não se perder na infinidade de opções que você irá encontrar na internet é importante que você comece por um planejamento de marketing digital. A internet permite o livre acesso a um mundo de informações e de recursos com baixo investimento. Todavia, isso em um lado bom e outro ruim. O lado bom é que hoje em dia um empreendedor pode montar um site e divulgar a sua empresa para milhões de pessoas sem sair de casa e gastando muito pouco (desde que tenha tempo para isso e um conhecimento mínimo de como funciona as plataformas online).

O lado ruim é que são tantas opções que você pode acabar optando por diferentes plataformas que podem não gerar o resultado esperado. Você irá gastar tempo, estará desviando a atenção do seu negócio principal e sairá frustado de não ter conseguindo ampliar as vendas. Faça um planejamento de marketing digital para garantir que estará utilizando os recursos certos para conseguir gerar maior visibilidade para o seu negócio e, consequentemente, ampliar o potencial de novas receitas.

Um bom planejamento passa pela definição do seu objetivo. Primeiro defina o que você quer. Você pode estar em busca de lançar a sua marca, aumentar a visibilidade da sua marca, lançar um novo serviço ou produto, divulgar uma promoção etc. As opções são as mais variadas possíveis. Iremos usar um caso prático para exemplificar como nós definimos o planejamento para um de nossos clientes.

Há alguns anos a Guia-se Niterói é a empresa responsável pelo Marketing Digital da Liga Rio Vôlei, o maior evento de vôlei independente do Estado do Rio de Janeiro. O evento conta com mais de 40 equipes participantes, são mais de 1.000 atletas, mais de 10 mil fãs no Facebook e acontece desde 2009. A Liga lançou um Curso de Arbitragem e nós definimos o planejamento de marketing digital para divulgar o curso. O objetivo: Divulgar e captar alunos para o curso. Veja abaixo um pequeno checklist:

2 meses antes do Evento

  • Lançar um post nas mídias sociais da Liga (Facebook e Instagram) despertando a curiosidade sobre o Curso, dizendo que em breve as inscrições estariam abertas;

1 Mês antes do Evento

      • Lançar uma página oficial contendo todos os dados de interesse do público alvo e o formulário de inscrição;
      • Lançar um post impulsionado no Facebook e Instagram informando sobre a abertura das inscrições.
      • Disparar e-mail marketing informando sobre a abertura das inscrições para o curso.

Perceba a importância de um bom planejamento de marketing digital.

Em resumo veja que neste pequeno checklist as ações foram desenvolvidas com bastante antecedência. Além disso segmentamos a comunicação para que a mensagem fosse enviada a pessoas que realmente tivessem interesse no assunto. Ou seja, a mensagem compartilhada no Facebook do cliente foi impulsionada com segmentação. Direcionamos para que apenas pessoas maiores de idade recebessem a divulgação. Esta medida foi importante levando-se em consideração o fato de que há muitas crianças e adolescentes que jogam a Liga Rio Vôlei, mas que não em idade para fazer o Curso. Vejam que nós usamos 4 plataformas: Site oficial do evento, Facebook, Instagram e Email Marketing, explorando as suas particularidades.

Com este exemplo procuramos trazer um caso prático de como deve ser feito um bom planejamento de marketing digital.

E então, gostou do que viu? Então fale conosco. Nós podemos contribuir para o sucesso do seu negócio. Esta é a Guia-se Negócios pela Internet – Unidade Niterói.